Coisas que oiço, coisas que vejo mas não acredito...
Ideias e comentários para
estatudoperdido@gmail.com
O direito de Portugal aos fundos marinhos contíguos
- Vamos já em directo para o Parlamento, onde estão a chegar os primeiros deputados. Não é assim Abel?
- É sim Caim, ao longe já se vêem os Mercedes que descem a rua, junto à antiga casa da Amália Rodrigues. Mas antes disso, temos aqui um adepto da maioria que traz um cachecol e uma bandeira. Boa tarde amigo, prognósticos para a aprovação desta Lei?
- Vai ser difícil, está em causa a definição dos limites das águas territoriais, da zona económica exclusiva e dos direitos de Portugal aos fundos marinhos contíguos. É uma matéria importante que merecerá a melhor atenção dos deputados.
- Acha que a lei vai passar?
- Não sei. Vai ser difícil, mas estou confiante.
- Obrigado amigo. Caim.
- Obrigado Abel. Não é todos os dias que se aprova uma lei tão importante como esta. Gamaliel o que se pode esperar deste debate?
- Caim. Este é provavelmente o debate do ano e decorre num palco bonito, moderno e arejado. Espera-se que as duas formações entrem ao ataquem desde o início. A oposição está muito forte e entrada destes novos deputados independentes que vieram dar alguma consistência a uma oposição fraca de ideias, sem ninguém que paute as intervenções, no fundo, sem um verdadeiro líder de bancada. A bancada da maioria…
- Gamaliel, espere um pouco, voltamos novamente à escadaria de São Bento. Abel.
- Obrigado companheiro de profissão, comigo está um deputado da oposição. Senhor deputado, o Sr. Deputado Diótrefes foi considerado, na sessão legislativa anterior como o melhor orador. Acha que este ano pode dar um salto para um grande?
- Sim, o Diótrefes acha que a sessão legislativa anterior correu bem, teve a ajuda de todos os companheiros de bancada e é legítimo para o Dióstrefes achar que é altura de dar o salto.
- Talvez para o Parlamento Europeu?
- Quem sabe, ainda ninguém falou directamente com o Dióstrefes ou com o meu agente, o que o Dióstrefes sabe é o que lê no Diário da Assembleia. O Dióstrefes está tranquilo.
- Boa tarde e bom debate Dióstrefes.
- Temos também aqui o líder da bancada da maioria. Dr. Onesíforo não quer levantar um pouco do véu sobre o debate desta tarde?
- Bem vai ser um debate acesso, é um tema importante. Penso que depois da rentrée estamos mais coesos, esperamos um início de debate muito forte, com poucos argumentos e muita retórica por parte da oposição, mas também temos as nossas armas e não hesitaremos em usar a “defesa da honra”. Durante a semana fizemos treino específico ao nível do “Não é verdade senhor deputado” e do “Muito bem!”